Snippets para o arquivo function.php

Pra quem trabalha com o WordPress, em diversos momentos é necessário adicionar um pouco mais de funcionalidade além do que o CMS oferece. Ou para adicionar uma nova funcionalidade, ou para alterar o comportamento padrão, esses pequenos trechos de código (chamados também de snippets) podem ser muito úteis para os seus projetos.

Você já deve ter se deparado com o arquivo functions.php em seus temas e plugins. Ele é um arquivo PHP comum que é executado em todo request pro WordPress e portanto pode ser usado para adicionar ações (actions), filtros (filters), ativar recursos escondidos, ou desativados por padrão, alterar os menus, miniatura de posts, entre outras coisas. Esse é o lugar ideal para você criar seu próprio código customizado e alterar o seu tema.

Aqui tenho alguns snippets que costumo usar em meus projetos e algumas referências para outros snippets interessantes.

Nota: Alguns dos itens abaixo requerem um conhecimento básico de PHP.

 

Pra quem não tem conhecimento ou não tem acesso ao arquivo functions.php no seu servidor, há plugins disponíveis que se dispõe a incluir os trechos de código PHP no seu site, através da área administrativa. Um deles é o Code Snippets

 

Meus Snippets

Os snippets que mais uso estão no gist abaixo. O que cada um faz, está descrito no comentário.

[gist id=810109e8e1b5bf96eee6d6673e54f642]

Outras fontes de Snippets

Esses são apenas alguns dos snippets interessantes que tem por aí. É bem legal você começar a reunir os snippets que você mais acha útil e deixá-los sempre à mão. Existem muitas outras fontes de consulta pela internet! Aqui tem algumas delas:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *